Porto Velho/RO – A Secretaria da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Rondônia, com o apoio da Secretaria Nacional, coordenada por Ana Cristina Duarte, realiza dos dias 20 a 23 de setembro, no Teatro Banzeiros, de Porto Velho, o I Encontro da Diversidade Humana do Estado, que terá como tema “A Diversidade Humana em uma Cultura de Paz: Entre o Preconceito e a Violência Disseminando a Cultura de Paz entre os Povos”.
Segundo Rafael Vargas, organizador do Encontro em nome da Central, o objetivo “é refletir a diversidade humana e cultiva uma cultura de paz baseada no diálogo, no reconhecimento da riqueza presente nas diferenças humanas e na comunicação não violenta como ferramenta de resolução de conflitos.
“É preciso incluir a sociedade para as questões da Diversidade Humana, promovendo uma reflexão sobre a inserção de todos (social, racial, religiosa, sexual) na sociedade brasileira, como modo de reduzir a violência o preconceito a discriminação”, afirmou.
O Encontro – pioneiro na região Norte do país – terá como palestrantes Davis Queiroz, presidente da Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz do Estado de Amazonas, Marco Antonio Domingues Teixeira, professor e pesquisador de questões afro-diaspóricas, Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola – Organização de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, da historiadora Ivaneide Bandeira Cardozo, conselheira da Kanindé – Associação de Defesa Etnoambiental e do jornalista Dojival Vieira, Editor de Afropress.
Durante os três dias haverão atividades culturais com apresentações de artistas de Porto Velho e mesas de debate. Para ter acesso aos debates e às palestras, o ingresso custará 2k de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para entidades assistenciais do Estado.
Confira abaixo a relação dos palestras e os temas que serão abordados
Palestrantes:
Davis Queiroz – Presidente da Sociedade Brasileira de Educadores pelaPaz do Estado do Amazonas/Manaus/AM.
Tema 1: Disseminando uma Cultura de Paz entre os Povos.
Dojival Vieira – Jornalista Responsável e Editor da Afropress. Advogado – São Paulo/SP.
Tema 1: Racismo no mercado de Trabalho.
Tema 2: Racismo e a legislação penal.
Marco Antônio Domingues Teixeira – Professor da UNIR, pesquisador de questões Afro-diaspóricas, História da Amazônia – Porto Velho/RO.
Tema 1: Racismo ambiental e a negação da cidadania em comunidades quilombolas da Amazônia.
Tema 2: Homofobia e descaracterização da cidadania de homossexuais frente aos discursos político/religiosos na política brasileira.
Lucia Xavier – Assistente Social, Coordenadora da ONG Criola, Organização de Mulheres Negras do Rio da Janeiro, Secretária Executiva da articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras/Rio de Janeiro
Ivaneide Bandeira Cardozo – Hitóriadora, trabalha com povos indígena desde 1984, Conselheira da KANINDÉ – Associação de Defesa Etnoambiental.

Da Redacao