Entidades do Movimento Negro de todo o Brasil estão aderindo ao chamado do Grupo Olodum, da Bahia, que está colhendo assinaturas para um abaixo assinado a ser enviado ao Congresso Nacional e ao Presidente Lula exigindo a aprovação já do Estatuto de Igualdade Racial.
A proposta pretende recolher 1 milhão assinaturas durante este mês de Novembro – Mês da Consciência Negra. O Estatuto-projeto do senador Paulo Paim – está a 10 anos tramitando no Congresso. Lideranças do Movimento Negro tem denunciado tentativas do Governo Lula de descaracterizar o projeto, ao colocar-se contra o Fundo de Promoção da Igualdade Racial, fonte de recursos para a implementação das políticas de ação afirmativa previstas.
O presidente do Olodum, João Jorge, ressalta a importância da mobilização em defesa do Estatuto. “Vamos reunir as assinaturas por cidades e Estados e entregar o abaixo-assinado aos três Poderes, em Brasília, neste mês. Um bom exercício de mobilização de um movimento social de massas. Há anos o Estatuto da Igualdade Racial espera para ser aprovado. Nossa comunidade não pode mais esperar nada no Brasil é agora. Reparação Já!”
A ONG ABC SEM RACISMO encampou a proposta e, durante todo o Mês de Novembro, estará colhendo assinaturas para o Abaixo-Assinado a ser encaminhado à Brasília.

Da Redacao