São Paulo – O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, toma posse na tarde desta terça-feira em uma cerimônia que promete ser histórica, tanto na política, como na dimensão do evento. Obama será o primeiro presidente negro do país e o 44º da história dos Estados Unidos.
Para acompanhar a cerimônia, as principais redes de TVs do mundo mobilizaram centenas de profissionais para garantir a transmissão ao vivo, além da exibição de documentários e reportagens especiais.
No Brasil, Globo, Record, SBT, Band e RedeTV! prometem flashes ao vivo de Washington durante a programação de terça, a partir das 13h, com o presidente eleito Barack Obama dando início à longa lista de eventos do dia.
Apesar de não participar da transmissão, a TV Cultura preparou uma programação especial para o dia, com o documentário “Barack Obama – Sua História” (Austrália/2008), às 20h. A rede MTV irá transmitir uma das dez festas que Obama irá na noite, “Be the Change: Live From The Inaugural”, na madrugada de terça para quarta-feira, à 1h.
A cabo
Desde domingo (18), a Globo News se dedica à cobertura extensiva dos eventos em torno da posse. Para o dia do evento, a emissora começará a cobertura às 11h25, com a transmissão de um culto religioso que o casal Obama irá participar.
O GNT também exibirá filmes, nesta segunda-feira, às 21h15, “Obama, Tempo de Mudança”. O programa “Oprah Winfrey Show” de quarta e sexta-feira terão edições especiais.
O Biography Channel, na quarta, às 20h, fala de Obama em “Vidas que Mudaram o Mundo”.
A rede de TV americana CNN irá transmitir o evento no telhado de Newseum (museu de imprensa na avenida Pensilvânia) rota do desfile em homenagem a Obama. A transmissão começará às 10h e irá até às 22h, com a participação de analistas políticos e os principais âncoras da emissora.
A programação inclui ainda a transmissão em tempo real das 10 festas oficiais da posse no programa Anderson Cooper 360º e da 0h às 1h, Larry King irá apresentar da capital dos EUA o programa Larry King Live especial sobre o tema.

Da Redacao