Salvador –  Pela primeira vez na história, Salvador, que em março deste ano completa 465 anos, teve à frente da Prefeitura uma mulher negra: a paulista, contadora e advogada Célia Sacramento, vice do prefeito ACM Neto, assumiu o cargo por três dias – de 8 ate esta sexta-feira, 10/01 – enquanto o titular esteve fora do país, em viagem oficial à Espanha para tratar de projetos de mobilidade urbana.

A cidade tem uma população negra estimada em 80% – a maior em números relativos do país. Sacramento, que é do PV, se elegeu vice prefeita de ACM Neto nas últimas eleições municipais. Paulista de nascimento ela começou a militar nos movimentos sociais e nos anos 80.

É conselheira e superintendente adjunta do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRC-BA. Atualmente licenciada, é professora universitária há 17 anos na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Universidade Federal da Bahia.

Foi candidata a vereadora e a deputada federal pelo Partido Verde e tomou posse como vice-prefeita em janeiro de 2013. Em julho do mesmo ano, recebeu o título de cidadã soteropolitana pela Câmara de Vereadores.

Sobre a sua assunção como titular do cargo, a vice disse: "Na condição de prefeita da cidade estarei fazendo a gestão, mas conduzindo tudo dentro da estratégia operacional que foi traçada pelo prefeito ACM Neto. Estou feliz pela confiança que a população de Salvador teve como quando votou em mim e no prefeito para sermos gestores da cidade".

Da Redacao